Minha lista de blogs

domingo, 6 de novembro de 2016

A contribuição da Psicogênese da Língua Escrita no processo de alfabetização.

Mediante constatação da diversidade dos níveis de escrita dos alunos da turma do 1º ano, percebi a necessidade de elaborar um projeto com a finalidade de atender as especificidades dos alunos dos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. Na visão de Ferreiro (1999), a identificação dos níveis de escrita dos alunos e suas hipóteses são elementos fundamentais no processo de construção da escrita, pois a criança no período de alfabetização é construtora de sua aprendizagem, aprende interagindo com a língua escrita e apropria-se do sistema alfabético por meio da interação, em diversas situações comunicativas. Com base nessas constatações, a proposta buscou, de forma lúdica, envolver os diferentes níveis na atividade a seguir:
Projeto Bom Dia Todas as Cores
Objetivo Geral:
Aprimorar a leitura e escrita por meio de atividades referente ao livro Bom Dia Todas as Cores de Ruth Rocha.
Objetivos Específicos:
Ampliar a prática de leitura e escrita;
Criar hipóteses para formação de palavras e frases;
Escrever palavras e frases.
Ler palavras e frases.
De acordo com o planejamento, o projeto foi aplicado seguindo os seguintes passos:
 - Leitura da História Bom Dia Todas as Cores! (Ruth Rocha)
 - Conversa sobre a história; 
 - Divisão da tuma em três grupos, mesclando os alunos com diferentes níveis de escrita;
 - Identificação de cada grupo por balões de cores diferentes, grupo azul, amarelo  e vermelho, no pátio da escola; 
 - Após explicação, os grupos  estouraram os balões, encontrando sílabas e formaram palavras contidas na história; 
 - Elaboração de frases com as palavras; 
 - Ao término dessa etapa, retornaram para a sala de aula. Lá transcreveram as frases no quadro; 
 - Leitura das frases, individual e coletiva; 
 - Ilustração do desenho de um camaleão; 
 - Elaboração de novas frases. 
Ao final do projeto foi possível  constatar os diferentes níveis de escrita dos alunos do 1º ano, aqueles que encontram-se em nível silábico alfabético, criaram suas frases utilizando palavras escritas exatamente da forma como eles a pronunciam, exemplo, Arve (árvore), outros utilizaram apenas algumas sílabas para escrever a palavra, exemplo, Cmlão (camaleão). Alguns alunos ainda estão em nível pré-silábico, utilizando desenhos para identificar as palavras. A maioria dos alunos encontram-se em nível alfabético, reconhecendo os sons das letras, escrevendo palavras, cujos problemas são apenas em relação à ortografia.
A junção dos alunos por diferentes níveis de escrita promoveu a troca de hipóteses, levando os alunos a trocar experiências sobre suas próprias escritas.

Referências
 FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

2 comentários:

Pedagogia FACOS disse...

Fazer registros da prática da docente, além de indicar aspectos referente aos percursos dos alunos, serve com uma estratégia para avaliar o próprio percurso docente. Parabéns.

Pedagogia FACOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.