Mediante constatação da diversidade dos níveis de escrita dos alunos da turma do 1º ano, percebi a necessidade de elaborar um projeto com a finalidade de atender as especificidades dos alunos dos níveis pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. Na visão de Ferreiro (1999), a identificação dos níveis de escrita dos alunos e suas hipóteses são elementos fundamentais no processo de construção da escrita, pois a criança no período de alfabetização é construtora de sua aprendizagem, aprende interagindo com a língua escrita e apropria-se do sistema alfabético por meio da interação, em diversas situações comunicativas. Com base nessas constatações, a proposta buscou, de forma lúdica, envolver os diferentes níveis na atividade a seguir:
Projeto Bom Dia Todas as Cores
Objetivo Geral:
Aprimorar a leitura e escrita por meio de atividades referente ao livro Bom Dia Todas as Cores de Ruth Rocha.
Objetivos Específicos:
Ampliar a prática de leitura e escrita;
Criar hipóteses para formação de palavras e frases;
Escrever palavras e frases.
Ler palavras e frases.
De acordo com o planejamento, o projeto foi aplicado seguindo os seguintes passos:
- Leitura da História Bom Dia Todas as Cores! (Ruth Rocha)
- Conversa sobre a história;
- Divisão da tuma em três grupos, mesclando os alunos com diferentes níveis de escrita;
- Identificação de cada grupo por balões de cores diferentes, grupo azul, amarelo e vermelho, no pátio da escola;
- Após explicação, os grupos estouraram os balões, encontrando sílabas e formaram palavras contidas na história;
- Elaboração de frases com as palavras;
- Ao término dessa etapa, retornaram para a sala de aula. Lá transcreveram as frases no quadro;
- Leitura das frases, individual e coletiva;
- Ilustração do desenho de um camaleão;
- Elaboração de novas frases.
Ao final do projeto foi possível constatar os diferentes níveis de escrita dos alunos do 1º ano, aqueles que encontram-se em nível silábico alfabético, criaram suas frases utilizando palavras escritas exatamente da forma como eles a pronunciam, exemplo, Arve (árvore), outros utilizaram apenas algumas sílabas para escrever a palavra, exemplo, Cmlão (camaleão). Alguns alunos ainda estão em nível pré-silábico, utilizando desenhos para identificar as palavras. A maioria dos alunos encontram-se em nível alfabético, reconhecendo os sons das letras, escrevendo palavras, cujos problemas são apenas em relação à ortografia.A junção dos alunos por diferentes níveis de escrita promoveu a troca de hipóteses, levando os alunos a trocar experiências sobre suas próprias escritas.
Referências
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
2 comentários:
Fazer registros da prática da docente, além de indicar aspectos referente aos percursos dos alunos, serve com uma estratégia para avaliar o próprio percurso docente. Parabéns.
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